Evento empolgou a militância e combateu a gestão e a candidatura Jarbas/Mendoncinha

A convocação da militância, o combate à aliança governista em Pernambuco e a defesa do Governo Lula marcaram a plenária dos movimentos sociais, realizada na noite de ontem (25) em apoio às pré-candidatu

A idéia do evento era fazer com que os pré-candidatos assumissem seus compromissos de campanha diante de uma platéia composta por quem está no centro da luta pelos interesses do povo. Com uma urna colocada na entrada do auditório, PT e PCdoB estimularam os participantes a sugerirem propostas para um programa de governo avançado.

“Este plenário está repleto de gente que tem acompanhado nosso trabalho de perto, e que sabe que nós valorizamos e muito a participação popular. Temos realizado experiências exitosas com base nos anseios do povo e graças ao apoio do povo. Então, nessa marcha para a vitória, o povo não deixaria de participar”, disse a prefeita de Olinda Luciana Santos (PCdoB).

João Paulo (PT), prefeito do Recife, reafirmou o discurso da colega comunista, ao dizer que a participação de vereadores, deputados e diversas personalidades que se encontravam na pletéia era, sim, de grande importância, mas que “ninguém substitui o papel das lideranças populares”. Ele também chamou a atenção para a necessidade de eleger os deputados estaduais e federais que estejam vinculados ao projeto de Nação defendido pelo seu partido e pelo PCdoB, “para que o Governo Lula enfrente menos dificuldades desta vez”.  

De acordo com ele, “quem tem essa militância revolucionária não perde eleição”. O prefeito referia-se à difícil disputa que o seu vice, Siqueira, travará contra o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB). “Pela primeira vez, nós vamos eleger um senador de esquerda, comunista, um médico de sensibilidade apurada, que conhece de perto os problemas do povo. Luciano Siqueira é um companheiro fiel e capacitado para nos representar no Senado. Não será uma disputa fácil, mas quando é que nós conseguimos algo sem dificuldades?”.

Em um discurso contundente, o pré-candidato ao Senado comparou o Governo Lula com o de FHC e criticou o ex-governador e seu sucessor, Mendonça Filho, candidato ao Governo do Estado pelo PFL. “O Governo Lula é diferente porque não tenta acobertar erros, apura as denúncias de corrupção e encaminha os responsáveis à justiça, ao contrário do que fez FHC. A luta contra a corrupção continua sendo nossa bandeira”. Luciano citou mais de uma dezena de escândalos de corrupção no Governo de Fernando Henrique, que impediu as CPIs e qualquer tipo de investigação.

Também questionou a postura do atual governador, que parece desconhecer os erros de seu antecessor. “Parece que Mendoncinha não foi vice por sete anos, ou então que não cumpriu papel nenhum nesse período. Parece que ele não sabia das deficiências nas áreas da saúde, educação e segurança pública, por exemplo. Não sei como é isso. Se ele não sabia, não era vice; se sabia e calou, era frágil. Digo isso Porque o prefeito João Paulo jamais deixou que eu me omitisse diante dos problemas”.

Humberto Costa afirmou que, nas eleições, está em jogo a construção do futuro, a continuidade e o avanço de um projeto que está tirando o Brasil do atraso social. “Temos que evitar o retorno dos que só governam para a minoria”, disse. Citando o próprio Luciano, chamou de ingratos aqueles que falam mal do Governo Lula em Pernambuco: “como é que alguém pode ser contra o governo que mais fez pelo Estado?”

Do Recife,
Joana Rozowykwiat