MST se mobiliza por “terra, crédito e índice de produtividade”

Ocupações em sedes do Incra, protestos em agências bancárias e bloqueios de estradas. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou nesta semana uma série de manifestações em todo Brasil exigin

Outro ponto da pauta de reivindicações, esclareceu Marina Santos, da direção nacional do MST, é a questão dos créditos aos pequenos agricultores e assentados. “Na questão dos créditos tanto com relação à negociação das dívidas quanto da negociação de um novo crédito que atenda às demandas do assentamento”, desde terça-feira, 23/5, o MST faz reuniões de negociação com o Governo.

Para a direção do movimento, o saldo das audiências é positivo. “Os avanços que estamos percebendo estão ligados basicamente com a questão de recursos para assentamentos. O Governo colocou que tem carimbado R$ 1,2 bi de recursos para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), especificamente para assentamentos”. Desde o início da semana, três mil pessoas se mobilizaram na capital do estado de São Paulo e em outros estados.

Ainda em São Paulo, 250 pessoas fizeram vigília na frente da Secretaria de Justiça do estado, no centro da capital. Em Brasília, militantes ocuparam a sede do Banco do Brasil e realizaram manifestação em frente ao Ministério da Fazenda. O movimento também realizou protestos no Ceará, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Pernambuco.