OCDE vai ajudar a destravar discussões da rodada de Doha

Os ministros dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) se comprometeram a buscar “nas próximas semanas” uma forma para resolver “de maneira equilibrada” todos os pontos pendentes nas negociações do Ciclo de Doha da Org

"O tempo está contado e os prazos não podem ser prorrogados. Os membros se comprometem por isso a buscar nas próximas semanas soluções que resolvam de forma equilibrada todos os pontos destas negociações, seja agricultura, acesso a mercados para os produtos não-agrícolas e os serviços", afirma o texto divulgado depois da reunião realizada em Paris.

 

A Rodada de Negociações de Doha da OMC, que visa uma liberalização comercial a serviço do desenvolvimento dos povos, deve ser concluída antes do fim de 2006, mas as divergências entre Norte e Sul persistem e dificultam a conclusão do compromisso. Os países “emergentes” exigem que os Estados mais ricos eliminem as travas no setor agrícola, enquanto Washington e Europa pedem, em compensação, melhores condições de acesso para os serviços e produtos industrializados nesses países.

 

O mexicano José Angel Gurría assumiu a secretaria-geral da OCDE e se comprometeu a dar um papel mais social ao grupo que reúne as 30 economias mais prósperas do planeta. "A OCDE se encontra numa situação privilegiada para encontrar respostas para desafios como a redução das disparidades econômicas e o combate à pobreza. Para isso, o investimento no capital humano é um pilar central", declarou em seu discurso de posse em Paris, numa cerimônia realizada após o final de uma reunião da organização. Gurría, 56 anos e eleito à cabeça da OCDE no ano passado, é economista e foi ministro desta pasta em seu país.

 

Com agências