Justiça determina readmissão de dirigente sindical perseguido

Por decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, o dirigente sindical Neomar Capelesso foi reintegrado ao quadro de funcionários da multinacional Seara Cargill Alimentos na unidade de São Miguel do Oeste, em Sant

A demissão por justa causa, há um ano e 11 meses, foi revertida por processo ajuizado pelo dirigente sindical através da assessora jurídica do Sitex, Maria Tereza Capra. Conforme denunciou Capra, a demissão do sindicalista veio como mera represália à sua boa atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores. A anulação da demissão já havia sido considerada procedente em primeira instância e foi confirmada pelo TRT em Florianópolis.

“A empresa terá ainda que pagar ao trabalhador todos os salários, gratificações natalinas e férias com o terço adicional, relativos ao período do afastamento”. A assessora lembra ainda que não cabe mais recurso da decisão, já que a multinacional desistiu de recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“No meu caso, a justiça foi feita, pois eu era perseguido por ser representante do Sindicato dos trabalhadores. Apenas lutamos pelo que nos é de direito”, afirmou Capelesso, lembrando que “pela forte atuação do Sindicato e da assessoria jurídica, consegui a reintegração”.

Para o presidente do Sitex, Jair Paulo Stahler, a reintegração do dirigente foi uma importante vitória, demonstrando que a Cargill não respeita o sindicato nem os trabalhadores e vem cometendo abusos e ilegalidades, como obrigar funcionários com atestado de saúde a trabalhar ou mesmo demitir durante a vigência deste. “Estas ações desrespeitam e ferem os direitos dos trabalhadores e o sindicato está atento e sempre irá se posicionar contra tais atitudes”, acrescentou.

Na avaliação do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação (Contac), Siderlei de Oliveira, "a decisão da Justiça deve servir para a multinacional refletir sobre os seus desmandos, em clara afronta à Constituição e a legislação brasileiras". "Estão de parabéns o companheiro Capelesso e toda a diretoria do Sindicato, que encontram-se revigorados para continuar na luta contra o ritmo intenso de trabalho, que tantas lesões por esforço repetitivo tem espraiado pela categoria. Juntos, à luta e à vitória", sublinhou Siderlei.