Bahia realiza ciclo de debates sobre desenvolvimento

Os 25 anos da revista Princípios, revista teórica e política da editora Anita Garibaldi, está sendo comemorado na Bahia com um ciclo de debates sobre “Modelo de desenvolvimento da Bahia e do Brasil”. O tema de ontem (23), exposto para o p

A atividade comemorativa é uma promoção conjunta do Instituto Maurício Grabois, Instituto de Ação Ambiental (IAMBA) e a sucursal baiana da revista e contou com as participações do ex-secretário estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Aldo Arantes e do superintendente estadual do IBAMA, Júlio Rocha.

 

Aldo Arantes, o primeiro a falar, iniciou citando Engels em seu livro Dialética da Natureza

tratando dos efeitos da ação do homem sobre a natureza. De acordo Aldo, as referências que Engels faz no livro são muito importantes porque se contrapõem à visão de alguns ecologistas que criticam como se essa questão não tivesse sido abordada pelo marxismo.

“Os clássicos do marxismo se preocupavam com as conseqüências do sistema de exploração capitalista sobre a vida do trabalhador  e sobre a natureza”, disse. Aldo enfatiza a  relação entre a degradação ambiental e o modo de produção capitalista que tem como objetivo o lucro.“Para atingir o seu  objetivo o capitalismo explora a força de trabalho e esgota os recursos naturais. A chamada globalização neoliberal com a redução do papel do estado, aprofunda o problema. A lógica do neoliberalismo é a lógica de mercado”.

 

Na sequência Aldo comentou sobre os resíduos sólidos, o desmatamento da Amazônia – que representa 20% de toda biodiversidade mundial -, sobre o aquecimento da terra, além da falta de água no mundo. 

 

Considerando que a questão ambiental tenha se transformado num grave problema para a humanidade, Aldo analisa que o tema passou a estar no centro dos grandes debates políticos “Os marxistas colocam como centro da ação política, a luta de classe pela construção uma sociedade socialista, mas necessitam incorporar as novas lutas que ganham espaço na sociedade como a luta pela igualdade de gênero, a luta contra o racismo e em defesa do meio ambiente”.

 

Dirigente nacional do PCdoB, ele afirma que o seu partido ao falar  em socialismo renovado se refere a um  socialismo que leve em conta a realidade brasileira e as vertentes da luta de classe em nosso país.“A sociedade moderna colocou novos problemas com grau de intensidade não existente anteriormente e que os marxistas tem que incorporar como vertentes da luta de classe. A questão ambiental é uma delas”.  

 

Em seguida Aldo se reporta à análise do PCdoB do último Congresso que considera que a luta ambiental é parte de um projeto nacional avançado que relaciona desenvolvimento e preservação ambiental.

 

O superintendente do IBAMA/BA, Júlio Rocha ressaltou “a relação da questão ambiental com o modo de produção e consumo e com o grande capital”.Ele chamou a atenção que ao se tratar da questão ambiental defronta-se com interesses do capital. “Só se muda essa realidade controlando os meios de produção e poluição”.

Julio citou vários problemas ambientais na Bahia e citou exemplos da produção de carvão e da indústria de papel e celulose. Em seguida ele tratou das ações do IBAMA/BA e das dificuldades de ação do órgão.

O próximo tema a ser abordado no ciclo de debates será “Expansão universitária e desenvolvimento baiano” que terá as participações do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Almeida e da deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA). O debate ocorrerá no dia 29/5, às 19h, no auditório da Faculdade de Administração da UFBA.