Rússia quer diálogo construtivo com Europa sobre energia

A Rússia pediu nesta segunda-feira um diálogo mais calmo e construtivo com a Europa para tentar diminuir a controvérsia sobre sua confiabilidade como fornecedor de energia, dias antes de um encontro de cúpula entre a Rússia e a União Europ&e

Em carta para a UE, o ministro da Indústria e Energia da Rússia, Viktor Khristenko, disse que "não há razão para duvidar" do compromisso russo de fornecer gás e outras formas de energia para a região.

"Nos países da União Européia continua existindo um debate sobre a confiança nas entregas de gás da Rússia, e sobre a intenção da Rússia de diversificar suas rotas de exportação de energia", diz a carta.

"Na nossa visão, estas questões estão adquirindo um tom muito politizado, que está confundindo a opinião pública em países europeus. Tendo isso em mente, seria sensível adotar alguns passos conjuntos que trariam calma ao debate sobre a energia como um todo, tornando-o mais objetivo".

A Europa, que recebe da Rússia um quarto de suas necessidades de gás natural, foi abalada em janeiro quando a estatal Gazprom, que tem o monopólio do produto russo, teve uma disputa de preços com a Ucrânia. O governo de Viktor Yuchtchenko reagiu fechando e desviando gás que deveria ter sido enviado para a Europa Ocidental.

O resultado da contenda entre as duas nações provocou críticas dos governo neoliberias europeus, que colocaram a raiz do problema no monopólio russo de exploração e exportação de gás. Em carta de 2 de maio, o comissário de Energia da UE, Andris Piebalgs, exortou a Rússia a romper o monopólio de exportação de gás.

Khristenko, que escreveu a carta em resposta a Piebalgs, disse que a intenção russa de buscar novas rotas de exportação não deveria surpreender a Europa e que é parte da estratégia de energia do país.

"Desta maneira, esta direção bem conhecida da política energética da Rússia não pode ser considerada uma ação direcionada contra os interesses dos consumidores de gás europeus", escreveu.

O presidente russo Vladimir Putin recebe o presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, para negociações nesta quinta-feira, em Sótchi, no Mar Negro.

Com agências internacionais