Independentisas montenegrinos lideram referendo

Montenegro votou no domingo pela separação do que é chamado hoje do Estado da Sérvia e Montenegro. Se os resultados forem confirmados, Montenegro passa a ser o mais novo país a emergir da antiga república iugoslava

A Comissão Européia elogiou os resultados preliminares do referendo celebrado ontem em relação à independencia de Montenegro, informou hoje o porta-voz Amadeo Tardio Altafadh.

"Os primeiros resultados indicam que os partidários da separação da Sérvia por Montenegro estão vencendo", disse Altafadh a jornalistas em Bruxelas.

"A Comissão Européia pede a todos os partidos e cidadãos de Montenegro que mantenham a unidade e busquem um consenso a respeito do futuro da república, baseado em valores e normas europeus", disse.

De acordo com o funcionário, o referendo teve um alto índice de participação. Montenegro votou no domingo pela separação do que é chamado hoje do Estado da Sérvia e Montenegro.

Se os resultados forem confirmados, Montenegro, que tem uma população de cerca de 700 mil habitantes, passa a ser o mais novo país a emergir das antigas repúblicas e províncias que compunham a Iugoslávia – os outros são a Eslovênia, a Croácia e a Bósnia-Herzegóvina.

A questão da independência dividiu Montenegro. Seus oponentes defendiam a importância das ligações econômicas, familiares e políticas com a Sérvia.

Políticos sérvios, líderes da igreja Ortodoxa e montenegrinos das regiões montanhosas no interior da província se opuseram à separação.

Com agências internacionais