Cresce a concentração bancária no país

O número de bancos que operam no país não pára de cair. Na outra ponta, nunca houve tantos correntistas. Com os últimos dois negócios realizados no setor bancário – com a compra do BankBoston pelo Itaú e do Pactual pelo UBS-, o tema da concentração bancár

Dados do Banco Central (BC) mostram que o total de bancos recuou de 191 em 2000 para 159 no fim de 2005 – o que representa queda de 16,8%. Foram considerados os bancos múltiplos e comerciais. Enquanto a variedade de instituições bancárias oferecidas ao público caiu ano a ano, o número de contas correntes deu um salto considerável, como reflexo da chamada bancarização -ou seja, mais pessoas têm hoje acesso a serviços bancários. Em 2000, eram 63,7 milhões de contas correntes.

 

No ano passado, essa cifra já havia alcançado 95,1 milhões (crescimento de 49%). Nos últimos dez anos tem havido um processo de encolhimento na quantidade de bancos, o que sem dúvida representa maior concentração. No longo prazo, se esse processo continuar no ritmo atual, o país sentirá os potenciais efeitos negativos.

 

 

Com agências