USP realiza mostra de filmes cubanos

A Universidade de São Paulo (USP) vai promover, na tarde da próxima quinta-feira (25/05), uma mostra com quatro filmes cubanos. Depois das sessões, haverá palestra sobre a realidade do país latino-americano. A explanação

O principal objetivo do evento é lembrar os 110 anos da morte do revolucionário José Martí, completados no último dia 19. Escritor prolífico (25 obras escritas) e herói da libertação cubana, Martí morreu numa pequena batalha, em maio de 1895, no vilarejo de Dos Rios.

A mostra em sua homenagem começará às 13 horas do dia 25, com a exibição de Lucía. Dirigido por Humberto Solas, é um clássico do cinema cubano. Gira em torno de três mulheres que lutam para se emancipar ante as imposições sociais.

O documentário Montanha de Luz tem vez às 15h40. Com menos de uma hora de duração e quatro diretores — Alejandro Ramírez Anderson, Guillermo Centeno e Alejandro Gil —, o filme trata dos médicos cubanos que trabalham em situações extremas nos diversos países da África e da América Latina.

Às 16h30, exibe-se Missão contra o terror, do irlandês Bernie Dwyer e do cubano Roberto Ruiz. É dedicado aos cinco lutadores antiterroristas cubanos que estão sofrendo injustas condenas em cárceres dos Estados Unidos da América. Com esse documentário, fica clara a guerra silenciosa organizada contra Cuba desde o sul da Flórida, desde a data do triunfo da Revolução Cubana em 1959.

O filme que fecha a mostra é Desafio, de Roberto Chile. Em 20 minutos, mostra a resistência do povo cubano na década de 1990, ao longo da crise econômica produzida por causa da queda do bloco socialista e o recrudescido bloqueio estadunidense contra a ilha.

Todos os filmes terão legendas em português. A exibição ocorrerá no Auditório Lupe Cotrin, da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Da Redação, com informações de agências e do Consulado de Cuba