Preval conclama unidade para restaurar a nação

René Preval, presidente do Haiti, fez um chamado a que a população do país se uma para restaurar a nação, o que agilizaria o fim da missão estrangeira no país. Ele reconhece que a ajuda das

O presidente advertiu que quanto mais rápido atingirmos a paz, mais rápido poderão ir embora os soldados”. Ele disse que é imprescindível trabalhar forte e unidos para não ter que pedir mais ajuda. Em uma cerimônia pelos 203º aniversário da bandeira, ele convocou também os haitianos a se esforçar pela melhoria da produção e fomentar a indústria de turismo, que representa um bom potencial para a economia.

 

Preval que assumiu domingo passado a presidência do país mais pobre do hemisfério ocidental, ainda experimenta uma severa crise que foi agudizada em fevereiro de 2004. A instabilidade político-econômica nacional se asseverou após o golpe de estado há dois anos contra o então presidente Jean Bertrand Aristide, o que motivou fortes enfrentamentos armados entre seguidores do presidente e do governo interino.

 

Desde então, as Nações Unidas enviaram uma força de paz para colaborar com o restabelecimento da ordem e logo com o processo de eleições gerais. Atualmente se encontram em território haitiano nove mil soldados, fundamentalmente do Brasil e do Chile, liderados pelo guatemalteco Edmond Mulet, que assumiu há poucos dias ao chileno Juan Gabriel Valdés.

 

Enquanto isso, e para reavivar o patriotismo haitiano, Preval desenvolve atos por várias comunidades do país como a cerimônia da bandeira, realizada na localidade de L. Arcahaie, no norte da capital. No dia, o chefe de Estado colocou uma oferta floral diante da estátua Jean-Jacques Dessalines, escravo emancipado e um dos protagonistas da guerra de independência contra os franceses, que derivou na primeira revolução negra no continente americano.

 

Da Redação
Com Prensa Latina.