Nova edição de ''Princípios'' debate o desenvolvimento nacional

Com artigos de Aldo Rebelo, Renato Rabelo e Luciano Coutinho, entre outros estudiosos, a edição que marca 25 anos de publicação ininterrupta da revista Princípios aprofunda a temática do desenvolvimento nacional em áre

Acaba de ser lançada a edição de nº 84 da revista Princípios. A edição marca os 25 anos do periódico e traz, como tema de capa, Desenvolvimento: anseio do povo e causa nacional.

Sobre este tema, a revista apresenta uma série de artigos contendo elementos para um novo programa das forças progressistas para a sucessão presidencial.

O bloco de reportagens sobre o tema é aberto com a entrevista do presidente do PCdoB, Renato Rabelo, “Repactuar e ampliar o campo progressista para a sucessão presidencial”. Na entrevista, Renato Rabelo aborda aspectos importantes da repactuação programática em torno da reeleição de Lula – a
quem ele considera “o presidente do povo” – bem como  necessidade de ampliação do espectro de alianças que envolve a sucessão presidencial.

Ainda sobre o tema nacional a edição contém artigos do presidente da
Câmara Aldo Rebelo, “Desenvolvimento como causa nacional”; do economista Luciano Coutinho, “O Brasil pode crescer”; do professor Fernando Cardim da UFRJ, “Não confundir gasto público com déficit público”; do ministro Sérgio Rezende, “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento”; do coordenador da Corrente Sindical Classista João
Batista Lemos e do jornalista Humberto Martins, “Trabalho, soberania e desenvolvimento nacional”; e dos professores Carlos José Espíndola e Marlon Medeirors, “Agroindústria, desenvolvimento e projeto nacional”.

A revista apresenta ainda importantes reflexões sobre a integração da América do Sul, com o artigo do secretário executivo do Ministério das Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, “Prebisch e Furtado: soberania e integração”.

Em comemoração aos 25 anos, Princípios publica um índice por assunto das últimas edições. Outros artigos enfocam temas como cultura, esporte e teoria.


Jubileu de prata, história de ouro

Completar 25 anos é um marco na imprensa marxista brasileira e deve ser comemorado como tal. Nenhuma outra publicação no país conta com o histórico da nossa revista.

Circulando sem interrupção em todos estes anos, Princípios demonstra a vitalidade de seus apoiadores e a relevância das temáticas abordadas.

Com o prestígio e a legitimidade conquistados pela revista, ao longo destes 25 anos, ela aumenta seu esforço para oferecer aos seus leitores uma revista cada vez mais à altura dos desafios teóricos e políticos de nosso tempo. Além disso, redobraremos nossos esforços para que Princípios amplie progressivamente sua circulação, número de leitores e assinantes. O jubileu de prata, motivo de orgulho e alegria do pensamento marxista e progressista, é uma conquista do conjunto do movimento patriótico, democrático e revolucionário de nosso país. Homenageamos a todos os que contribuíram para este feito, celebrando a memória de seu fundador, João Amazonas.

Os interessados em assinarem a revista Princípios podem entrar em contato com a editora Anita Garibaldi pelo telefone (11) 3289-1331 ou pelo endereço eletrônico editora@anitagaribaldi.com.br.  Mais informações podem ser obtidas no endereço www.anitagaribaldi.com.br