PFL escolhe José Jorge para vice de Alckmin

O senador José Jorge (PFL-PE) venceu a disputa com o senador José Agripino (PFL-RN) pelo posto de vice na chapa presidencial do tucano Geraldo Alckmin. José Jorge recebeu 51 dos 96 votos e Agripino ficou com 45. O resultado repre

A escolha foi feita em votação aberta pela Executiva Nacional do PFL, no prédio principal do Senado, em Brasília, nesta quinta-feira (18). O colégio eleitoral é composto por governadores, prefeitos de capitais, senadores, deputados e integrantes da Executiva Nacional sem mandato eletivo.

Segundo analistas políticos, a situação da candidatura do PSDB em nada muda após essa decisão. O prefeito do Rio de Janeiro, Cezar Maia, que veio a Brasília participar da votação, confirma essa análise. Ele disse que considera o senador José Jorge (PE) o vice ideal, "porque ele não atrapalha. O vice, quando quer agregar votos, tira. José Jorge tem experiência de bastidor, profunda cultura e é discreto. Não tem risco de atrapalhar o candidato", avaliou.

José Jorge disse que vai conversar com Alckmin para estudar e apresentar as propostas da coligação à população brasileira, o que deve ocorrer no próximo dia 29, em Pernambuco. "Vou me reunir com Alckmin para, juntos, oferecermos o que há de melhor em termos de educação, saúde e emprego para o País", garantiu. Ele afirmou ainda que a campanha vai abordar, sem dúvida, a falta de ética do governo do PT marcado por tantos escândalos.

Sem seqüelas

José Jorge acredita que a disputa com o líder do PFL no Senado não deixará seqüelas no partido. "Eu e Agripino garantimos que um apoiaria o outro, independente do resultado. O que queremos é um partido unido e disso não abrimos mão."

Bornhausen (SC) foi comedido na avaliação do resultado, dizendo apenas que foi uma disputa democrática da qual o partido saiu unido. "Os dois candidatos tinham todas as condições e qualidades para serem escolhidos", disse.

Com agências