Escola que Protege combate abuso sexual contra crianças e adolescentes

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado nesta quinta-feira (18), o Ministério da Educação lançou o projeto Escola que Protege, para preve

O projeto prevê a realização do curso Formação de Educadores – Subsídios para o Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes, que vai capacitar os professores para prevenir e reinserir no sistema educacional crianças e jovens vítimas de violência.

A iniciativa atenderá sete mil professores da rede pública, conselheiros tutelares, conselheiros municipais de educação e conselheiros dos direitos da criança e do adolescente de 91 municípios de 17 estados nos quais são registrados os maiores índices de violência infantil.

Para garantir a aprendizagem dos professores, cada um dos educadores deve apresentar ao Ministério da Educação, no final das aulas, um plano de ação contra a violência em sua cidade. "Depois, vamos colocar as propostas na página do curso para socializar conhecimentos, já que algumas idéias podem ser aplicadas em mais de uma cidade", disse a coordenadora pedagógica do curso e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Nara Pimentel.

As aulas, que começam no dia 5 de junho, terão duração de dois meses, com carga de 60 horas a distância e 20 presenciais. A etapa presencial será ministrada pelas 20 universidades parceiras.

Cada participante receberá um kit didático com um livro-texto e uma videoaula em VHS. O material vai estimular os educadores a procurar auxílio da rede de proteção da cidade em casos de violência infantil. "Queremos criar uma rede de profissionais ligados à educação que saibam como agir quando crianças e adolescentes forem vítimas de violência", explicou Nara.
 

Para tirar dúvidas dos educadores, um grupo tutelar prestará atendimento diariamente, das 8h às 20h, pelo telefone 0800646.2244.

Dados aterradores

Dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância apontam que 12% dos 55,6 milhões de crianças brasileiras menores de 14 anos são vítimas, anualmente, de alguma forma de violência doméstica. Por ano, são 6,6 milhões de crianças agredidas, o que corresponde à média de 18 mil crianças atacadas por dia, 750 por hora, ou 12 por minuto.

Relatórios específicos informam que 62% das vítimas são do sexo feminino. Desse universo, 40% são crianças até seis anos de idade. Dentre os suspeitos, 53% são os próprios pais das vítimas. O levantamento aponta ainda que 40% das denúncias têm como local de ocorrência a própria casa da vítima. Ou seja, a moradia está relacionada à situação de vulnerabilidade e violência.

Serviço:

Os interessados em participar podem se inscrever na página eletrônica do curso (www.sead.ufsc.br/mec).

Fonte: MEC