Dieese registra a realização de 299 greves em 2005

No ano passado, os trabalhadores paralisaram suas atividades durante 20 mil horas. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 299 greves foram realizadas em 2005.

Desse total, a maior parte (52%) foi registrada no âmbito federal. Na análise do Dieese, que obteve informações de 159 greves, verificou-se que 2 milhões de trabalhadores participaram das paralisações, com uma média de 12 745 participantes por greve. O número é superior ao de 2004, quando essa mesma média foi de 8 552. No setor privado, foram 135 greves, com a maior parte delas na indústria (74). Ao contrário do que aconteceu na esfera pública, onde a principal reivindicação dos trabalhadores foi por aumento de salários, na indústria o motivo principal é outro: das 74 greves analisadas pelo Dieese, em 35% delas os pleitos estão relacionados a participação em lucros e/ou resultados.
O reajuste salarial, na indústria, vem em segundo lugar entre as reivindicações. Já no setor de serviços, o aumento de salários foi o principal motivo das greves (71%). Quanto ao resultado das negociações, os trabalhadores  tanto na esfera pública como na privada – na maior parte das vezes — tiveram suas reivindicações parcialmente atendidas, com uma parcela de 60,2%. Das 108 greves analisadas, o Dieese observou que apenas em 8% delas nenhuma reivindicação foi atendida. Em 15% dos casos os trabalhadores foram totalmente atendidos em seus pleitos.

Com agências