Congresso aprova novo embaixador brasileiro na Bolívia

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) deu parecer favorável à designação do diplomata Frederico Cezar de Araújo como novo embaixador brasileiro na Bolívia, informou a Agência Senado.

Araújo, que era embaixador na Austrália, disse que já notou "uma redução do clima antagônico" na relação com a Bolívia. O anúncio da nacionalização dos hidrocarbonetos – feito pelo presidente boliviano Evo Morales, em 1º de maio – foi transformado em biombo para a direita atacar a política externa brasileira.

 

O embaixador nomeado disse que já existe um grupo de trabalho formado por técnicos dos dois países para analisar temas como a indenização dos investimentos feitos na Bolívia pela Petrobras. A Bolívia "é fundamental" no processo mais amplo de integração na América do Sul, ressaltou Araújo.

 

A votação para o novo embaixador tinha sido suspensa no Congresso no início de maio, a pedido do relator, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). O senador tucano tinha afirmado que só votaria a nomeação após uma audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

 

 

Com agências