Comissão aprova criação da CPI dos Sanguessugas

Foi protocolado na mesa diretora do Congresso o requerimento que pede a instalação de uma CPI para apurar as acusações de pagamento de propina a deputados para a liberação de emendas ao Orçamento.

O relator da Comissão de Sindicância da Corregedoria da Câmara – que também investiga o esquema dos Sanguessugas – deputado Robson Tuma (PFL-SP) disse que aprova a instalação de uma CPI com o mesmo intuito. Segundo ele, "tudo que for para investigar é bom". Um ponto que pesa para a criação da CPI é que ela tem poderes para pedir quebras de sigilos bancário, fiscal e telefônico, o que a comissão não tem. O deputado Robson Tuma informou, por exemplo, que as investigações andariam mais rapidamente se eles tivessem acesso ao sigilos da Planam, empresa que vendia as ambulâncias superfaturadas.

 

O deputado informou que pediu ao delegado responsável pelas investigações na Polícia Federal uma autorização para ter acesso às contas da empresa. Sobre o andamento dos trabalhos, Tuma falou que tudo é muito complicado e por isso ainda não teve avanços significativos. "É preciso ter muito cuidado, rapidez só vai atrapalhar neste caso", salientou. O deputado informou também que no momento ele trabalha na análise das fitas dos depoimentos colhidos e de documentos. Para ele, não é possível dizer ainda em quanto o número de deputados envolvidos pode aumentar. Até agora, 16 parlamentares serão investigados, mas a servidora do Ministério da Saúde, Maria da Penha, disse ontem após o seu depoimento que a quantidade de parlamentares envolvidos pode passar de 250.

 

 

Com agências