Prodi toma posse como primeiro-ministro

O novo primeiro-ministro da Itália, Romano Prodi, e os ministros que integram seu gabinete tomaram posse nesta quarta-feira (17/05) perante o presidente da República, Giorgio Napolitano, mais de um mês depois das eleições gerais.

O chefe do governo, de 66 anos, foi o primeiro a jurar fidelidade à Constituição, seguido do novo titular de Relações Exteriores e vice-primeiro-ministro, Massimo D'Alema.
Após a posse do Poder Executivo, o próximo passo será a aprovação da moção de confiança da Câmara dos Deputados e do Senado, em uma sessão que pode ser realizada no final desta semana ou no início da próxima.

O novo gabinete é integrado por 25 ministros, entre eles seis mulheres, que representam os 16 partidos da coalizão de centro-esquerda União, vencedora das eleições de 8 e 9 de abril. Depois da posse, Prodi e seu gabinete fizeram a primeira reunião de ministros no Palácio Chigi, a sede do governo em Roma.

O novo primeiro-ministro disse que o gabinete é "homogêneo e sério" e tem a estabilidade necessária para manter-se durante toda a legislatura. O maior número de minisérios pertencerá o Partido Democrático da Esquerda (PDS, ex-PCI), com nove ministérios, seguido da centrista Margarida, com sete.

Com informações da Deutsche Welle