Prodi divulga lista de novo ministério na Itália

O novo primeiro-ministro italiano, Romano Prodi, anunciou nesta quarta-feira a nomeação de Massimo D'Alema como ministro das Relações Exteriores e de Tommaso Padoa-Schioppa para o ministério da Economia e das Finan&ccedi

Prodi anunciou a composição do governo depois de uma reunião com o presidente da República, Giorgio Napolitano. O gabinete terá 25 membros, incluindo seis mulheres.

Como se previa, Massimo D'Alema, presidente do Partido Democrático da Esquerda (PDS, ex-PCI), é o vice-premier e ministro das Relações Exteriores e Francesco Rutelli, líder da Margarita (centro-esquierda), vice-premier e ministro da Cultura.

O ministério de Economia e das Finanças será comandado por Tommaso Padoa-Schioppa, ex-membro italiano da diretoria do Banco Central Europeu (BCE), o do Interior por Giuliano Amato, ex-premier italiano, e o da Defesa por Arturo Parisi, um dos mais próximos colaboradores de Prodi.

"O presidente do conselho de ministros e o novo governo prestarão juramento às 16H30 (11H30 de Brasília), ante o chefe de Estado", anunciou Donato Marra, secretário-geral da presidência da República.

Prodi pretende se apresentar na quinta-feira ao Senado para a votação da moção de confiança e na segunda-feira à Câmara dos Deputados.

Com agências internacionais