Lula destaca educação na luta contra o crime

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou hoje (17) a onda de ataques em São Paulo. Para Lula o descaso do Estado brasileiro com a educação, ao longo das décadas passadas contribuiu para o episódio do último final d

"Se tivéssemos investido em educação nos anos 70, 80 e 90, muitos desses jovens presos estariam trabalhando, dando aulas, muitos deles", afirmou. "Neste final de semana todos nós, brasileiros, fomos pegos de surpresa por bandidos de dentro das cadeias mandando outros bandidos matar gente de bem e policiais". E comentou: "São Paulo, o maior Estado brasileiro, ficou em pânico".

"Não se cuidou das nossas crianças"


Lula disse que para conter a fundo o crime organizado não adianta idéias como pena de morte e corte de telefones. "A verdade é que essas pessoas, todas elas, a maioria jovem, na década de 80 eram crianças de quatro anos", salientou. E completou: "Na década de 80, não se cuidou de nossas crianças e adolescentes". Lula disse que é muito mais lucrativo para o estado brasileiro gastar em educação do que em cadeiras e institutos de reabilitação.


Sem citar nomes, fez críticas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, em 1998, segundo Lula, repassou a responsabilidade de investimentos do ensino técnico para estados, municípios e organizações não-governamentais.

Com agências