Cientistas completam seqüência do cromossomo ''1''

Uma equipe internacional de cientistas completou a seqüência do cromossomo "1", o maior de todos e associado a 350 doenças, segundo os responsáveis da pesquisa. A seqüência completa desse cromossomo, que conté

Esta conquista é o último capítulo do genoma humano, segundo os cientistas que participaram da pesquisa, liderada pelo Instituto Wellcome Truste Sanger em Hinxton, em Cambridgeshire, na Inglaterra, e pela Universidade Duke em Durham, em New Carolina (EUA).

Cerca de 350 doenças estão relacionadas a alterações do cromossomo 1, entre elas vários tipos de câncer e problemas neurológicos, como o mal de Alzheimer e a doença de Parkinson, segundo os pesquisadores.

De fato, a seqüência completa publicada hoje já foi usada para identificar mais de mil novos genes e os cientistas esperam que contribua para a descoberta de novos tratamentos e diagnósticos de doenças.

"A publicação da seqüência do último e maior cromossomo humano completa a história do genoma humano", explica Simon Gregory, responsável pelo projeto no Instituto Wellcome Truste Sanger.

"O cromossomo 1 contém histórias fascinantes da biologia dos cromossomos, de nossa evolução e de nossa saúde", acrescentou.

Cada cromossomo humano é composto por uma molécula de DNA em forma de uma dupla hélice e integrada por milhões de bases químicas representadas pelas letras A, C, T e G.

O Cromossomo 1 contém 223.569.464 bases do código genético, que, caso fossem transcritas mecanograficamente, ocupariam 60 mil páginas. A equipe de pesquisa, formado por 150 cientistas britânicos e americanos, demorou dez anos para completar o estudo.

Com agências