''Vice de Lula será José Alencar ou Ciro Gomes'', diz Berzoini


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai escolher seu companheiro de chapa para a reeleição entre o vice-presidente José Alencar (PRB) e o ex-ministro Ciro Gomes (PSB), disse o presidente do PT, deputado Ricardo Ber

A chapa estará definida por volta de 10 de junho, duas semanas antes da convenção nacional do partido, acrescentou Berzoini. Lula e o PT desistiram, na prática, de montar uma chapa com um vice do PMDB, embora oficialmente ainda trabalhem por uma coligação formal com este partido.

"Alencar e Ciro são dois grandes nomes, conhecidos nacionalmente, de reconhecida experiência política e leais aliados", disse Berzoini. "Vamos nos definir por um deles levando em conta as necessidades da coligação e a densidade eleitoral de cada um", acrescentou.

Pelo critério de densidade eleitoral, Alencar joga com o peso de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. Ciro Gomes, duas vezes candidato à Presidência da República, tem mais votos no Nordeste, região na qual Lula já lidera com ampla margem.

Ciro Gomes pode ser escolhido, no entanto, para consolidar a coligação do PT com o PSB, pois até agora o partido de Lula só conseguiu confirmar a aliança formal com o PCdoB. O PT de Minas Gerais ofereceu apoio a Alencar caso ele resolva disputar o Senado.

"Há problemas localizados em alguns Estados com o PSB, mas nada que não possa ser resolvido na base do entendimento, da boa composição de chapas para o governo e o Senado em cada Estado", disse o petista.

O PT adiou para a próxima semana a inauguração de sua nova sede em Brasília, na qual vai funcionar também o comando político da campanha de Lula, formado por dirigentes do PT, PCdoB e PSB.

"Estamos trabalhando como se o presidente Lula já tivesse declarado sua condição de candidato à reeleição, porque é assim que a população já o está tratando", disse o presidente do PT.

O PT marcou sua convenção nacional no dia 23 de junho, quando será lançado o candidato à Presidência da República escolhido pelo partido. O partido espera reunir cerca de 3,5 mil na capital federal. O único nome em questão é o do presidente Lula.

Fonte: Reuters