Orlando Silva defende em Salvador a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte

Em sua primeira visita à Bahia após assumir o Ministério do Esporte, Orlando Silva Júnior, anunciou ontem (15), em Salvador, que o principal projeto do Ministério é a aprovação da Lei

“Estamos trabalhando junto ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo e com a Comissão de Esporte e Turismo para aprovar com brevidade a Lei de Incentivo ao Esporte que vai transformar a face do esporte brasileiro porque permite a utilização da Lei de Incentivo Fiscal para atrair recursos privados para financiar projetos esportivos e patrocinar atletas. Essa é uma medida que vai ampliar o financiamento dos esportes” . Ao lado desse projeto, o ministro listou que outra prioridade é a execução de um programa de segurança nos estádios que terá suas medidas anunciadas na próxima sexta-feira (19), em São Paulo. “Todo mundo viu as cenas terríveis do jogo do Corinthians e River Plate. O programa visa trazer de volta para os estádios as famílias. O esvaziamento dos estádios de futebol repercute para inviabilizar os nossos clubes de futebol. Em vários países os estádios de futebol são responsáveis por 30% das receitas, no Brasil correspondem a apenas 10%. Isso faz com que os clubes fiquem mais pobres e seja mais difícil manter os craques aqui, eles vão embora cada vez mais cedo”, disse o ministro. Ele também registrou como prioridade a preparação dos Jogos Americanos (PAM), que é o principal evento regional esportivo do mundo, só perdendo para as Olimpíadas.
 
Do subúrbio baiano para o Ministério
 
“Um negro, pobre, nordestino, suburbano, que estudou a vida inteira em escola pública chegar a ser ministro de Estado não é por acaso. É porque em nosso país hoje, a maior autoridade da República é uma pessoa igual a nós. É um metalúrgico, um trabalhador, um retirante nordestino que enfrentou muitas dificuldades para sustentar a sua família, fundar um partido político e  lutar por transformações em nosso país. Os tempos da democracia permitem isso. Permitem que ocupemos espaços que historicamente sempre foram reservados para os filhos da elite”. Foi assim que o ministro Orlando Silva falou aos alunos e professores da Escola São Roque, ontem (15), à tarde, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, no Bairro do Lobato, onde estudou. Essa é sua primeira visita à Bahia e ao bairro onde morou, desde a sua nomeação para o Ministério.
 
O ministro anunciou a ida do estudante do bairro do Lobato, Carlos Alberto Araújo dos Santos, 20 anos, para Munique, Alemanha. Ele irá participar da seleção do Programa Segundo Tempo, representando a Bahia, durante o Torneio Internacional de Soccer Five. O jovem viaja no final deste mês.
 
 
Entrega de material esportivo e assinatura de convênio em Salvador
 
No evento realizado na Escola São Roque, na tarde de ontem (15), em Salvador, o ministro fez a entrega de material esportivo para 50 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Salvador e disse que “O esporte não pode ser considerado apenas como um lazer, mas uma iniciativa educacional, porque é com o esporte que os estudantes poderão aprender a criar laços de amizade e cidadania”,
 
Na presença dos deputados federais comunistas Alice Portugal e Daniel Almeida, do deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB) e vereadores da capital, integrantes  da sua comitiva durante o tempo em que permaneceu em Salvador, o ministro  destacou o compromisso do prefeito de Salvador João Henrique (PDT) e do secretário de Educação e Cultura, Ney Campello, que estava presente no evento, pelo compromisso com a qualificação da Rede Municipal de Ensino e pelo esforço na busca de viabilizar infra-estrutura esportiva para as escolas. Todas as escolas da rede que estão sendo reformadas e as que foram construídas possuem uma área de esporte e lazer. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação, irá implementar nas escolas da Rede Municipal de Ensino 21 núcleos do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, atendendo mais de 6.200 alunos.
 
Visita ao Araketu

Na ocasião, o ministro assinou um convênio autorizando o início das obras de instalações esportivas no Instituto Ara ketu, localizado em Periperi, que passará a contar com uma quadra poliesportiva e com uma pista de atletismo. A quadra também estará disponível aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. O Governo Federal, por meio do Ministério dos Esportes, irá investir cerca de R$ 950 mil na construção da quadra, que ficará pronta daqui a oito meses.
 
 
3 mil crianças serão atendidas em São Sebastião do Passé
 
Numa programação intensa, o ministro  fez na manhã do dia 15, o lançamento oficial do Programa 2º Tempo no município baiano de São Sebastião do Passe  que atenderá a 3 mil crianças e inaugurou o Centro de Treinamento de Atividades Esportivas, construído na gestão da Prefeita Tânia Portugal (PCdoB). O Centro vai oferecer a crianças e jovens de 7 a 17 anos as modalidades como karatê, boxe, taekendô e ginástica rítmica.
 
Além da prefeita, estiveram presentes na solenidade de inauguração a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA), o deputado estadual Edson Pimenta(PCdoB), o ex-prefeito Zezito Pena e os secretários municipais. O ministro anunciou a realização de obras, como a reforma do Estádio Municipal, que deverá receber recursos federais para a revitalização da iluminação, e a construção do Ginásio de Esportes.
 
Lauro de Freitas terá o maior programa Segundo Tempo da Bahia
 
A comitiva do ministro visitou também o município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, onde foi anunciada a renovação do convênio do programa Segundo Tempo num ato prestigiado por professores, desportistas e autoridades municipais. O município baiano terá o maior programa do Estado e um dos maiores do Nordeste, num convênio de R$ 2,2 milhões em recursos para atender a 15.200 alunos em 76 núcleos espalhados pela cidade.Além da prática esportiva, os estudantes recebem gratuitamente a alimentação, o uniforme e o material esportivo.
O ministro conheceu as instalações da Fábrica de Cidadania, uma iniciativa da Prefeitura que atua com a profissionalização de jovens carentes. A prefeita Moema Gramacho (PT) e do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Vicente Neto (PCdoB), entregaram ao ministro um protocolo de intenções para ampliar o projeto com a instalação de uma fábrica de material esportivo destinado ao Programa Segundo Tempo.