México: Obrador e Calderón devem ir ao 2º turno

A eleição pela Presidência do México, que acontecerá em 2 de julho, terá provavelmente um duelo entre os candidatos Andrés López Obrador e Felipe Calderón. Isso é o que aponta o resultado da última pesqui

Segundo a pesquisa, se a eleição fosse hoje, Calderón, do Partido Ação Nacional (PAN), obteria 39% dos votos, enquanto que López Obrador, da coalizão “Pelo bem de todos”, formada pelos partidos Revolução Democrática (PRD), do Trabalho (PT) e Convergência, teria 35%. Como terceiro colocado, segue o candidato da “Aliança pelo México”, que é integrada pelos partidos Revolucionário Institucional (PRI) e o Verde Ecologista (PVEM), Roberto Madrazo, com 16%.

As cifras contrastam notadamente com as de janeiro passado, quando o ex-prefeito da capital liberava as pesquisas de intenção de voto com 40% de apoio, 33% Calderón e 26% Madrazo. Na opinião de pesquisadores, o crescimento do candidato panista ocorreu entre os eleitores que se definem como independentes (sem filiação partidária).


No começo do ano, López Obrador, contava com o apoio de 36% deles, seguido por Calderón (27%) e Madrazo (14%). Na mais recente medição, a proporção foi de 26-28-09, o que mostra uma caída de 10 pontos do primeiro.


O ex-prefeito continua sendo percebido como o candidato que mais poderia fazer pelos desempregados, pelas crianças, mulheres, idosos e sindicatos. Calderón, entretanto, é considerado como quem poderia dar uma maior estabilidade para o país e encabeçar uma luta contra a corrupção.

Da Redação
Com agências.