Fidel: se Forbes provar fortuna pessoal, renuncio

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite de ontem, o presidente cubano Fidel Castro ofereceu ao governo dos Estados Unidos sua renúncia da Presidência cubana – cargo que exerce há 47 anos

“Se provarem que tenho uma conta no exterior eu renuncio ao cargo, às funções que estou desempenhando”, afirmou o líder da Revolução Cubana. A Forbes acusou Fidel de ser o sétimo governante mais rico do mundo.

 

“Desafio a todos. Em primeiro lugar, ao presidente Bush; à CIA; aos 33 organismos de inteligência dos Estados Unidos; e aos milhares de bancos que existem no mundo”, reiterou. O presidente cubano disse que é “ridículo” lhe atribuir uma fortuna “sem herdeiros”. Para que quero um dinheiro se vou completar 80 anos, se não o quis antes. São estúpidos?”.

 

Fidel afirmou que querem me “pintar como um dos tantos ladrões que eles amamentaram”, quando “nos Estados Unidos há centenas de milhares de milhões de dinheiro roubado”. “Descarados, sem-vergonha, bandidos, busquem a lista para que o publiquem”, disse. Na lista da Forbes, Fidel é mais rico que a rainha da Inglaterra. E sua fortuna se baseia em “seu poder econômico sobre uma rede de companhias estatais”, como o Palácio de Convenções, a corporação Cimex e Medicuba, que vende vacinas e outros produtos farmacêuticos.

 

No pronunciamento, também estavam presentes o jornalista Ignácio Ramonet, diretor do jornal Le Monde Diplomatique; o presidente do Banco Central, Francisco Soberón; o ministro da Cultura, Abel Prieto; o diretor do Centro de Imunologia Molecular, Agustín Lage; a cientista Concepción Campa, e o historiador de Havana, Eusébio Leal.

 

“Não é a primeira vez que esta revista propaga para o mundo esta poderosa mentira. Trata-se de uma iminente ação dos serviços de inteligência dos Estados Unidos”, disse Sobernón, que vinculou o dono da revista, Steve Forbes, a Bush. Como “prova irrefutável” da confiança de parte da comunidade econômica internacional no governo cubano, Sobernón afirmou que Cuba “recentemente” colocou uma emissão em bônus de 400 milhões de euros na bolsa de Londres, pagos em um ano e com 7% de juros.

 

“Na nossa economia centralmente planificada é totalmente impossível que alguém da mais alta direção do país possa dispor de contas no exterior. Com absoluta autoridade moral afirmamos que seu máximo dirigente constitui um exemplo de dignidade e compostura”, disse o presidente do BC.

 

A revista “está atacando” as bases “do nosso sistema político, o tipo de economia que estamos construindo, é mentiroso e perverso, mas do ponto de vista do inimigo, é coerente”, denunciou Lage. Que foi complementado por Prieto: “Em toda a vida de Fidel não há nada que possa indicar o menor apego ao material. Escolheram mal o milionário, foi uma má seleção midiática”.

 

Lage e Campa explicaram que os orçamentos da biotecnologia se destinam à expansão do setor, que incluem os gastos com os medicamentos da população e de pesquisas científicas.

 

A lista das pessoas mais ricas do mundo é divulgada pela Forbes todo ano. Entre os nomes que figuram na relação estão o norte-americano Bill Gates, líder da lista há anos; o brasileiro Joseph Moises Safra; o venezuelano e magnata das comunicações na América Latina Gustavo Cisneros; além dos principais empresários do setor energético e petroleiro.

Da Redação
Com agências.