China Daily: 200 milhões de chineses ainda vivem na miséria

Um de cada sete chineses vive abaixo do limite estabelecido pelas Nações Unidas para definir a pobreza, disse hoje o diário chinês China Daily. O jornal toma como referência para isso as conclusões do primeiro fóro so

Pelo menos 200 milhões de cidadãos chineses recebem menos de um dólar por dia, de acordo com os critérios do foro.

Essa cifra é muito superior às estimativas oficiais que fixam em 20 milhões de pessoas com renda anual inferior a 683 yuanes (cerca de 86 dólares), revela o China Daily.

Entretanto, os cálculos da universidade também coincidem com as declarações de Bo Xilai, ministro do Comércio, na Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), celebrada em dezembro passado em Hong Kong.

Durante a conferência, Bo disse que a China conseguiu retirar da pobreza cerca de 200 milhões de pessoas nas últimas duas décadas, mas havia, entretanto, outros 200 milhões que sobrevivem com ganhos menores que um dólar diário, abaixo do mínimo estabelecido pelo Banco Mundial.

A China tem uma população de 1,3 bilhões de habitantes, dois terços dos quais vivem em áreas rurais.

O fóro universitário destacou que a grande quantidade pobres no país contrasta com o grande avanço econômico da nação. Também assinala os constantes esforços realizados para eliminar a pobreza do gigante asiático, trabalho que em sua opinião agora está em crise.

Em 1985, a linha de pobreza era de 200 yuanes por ano, a metade do salário médio da nação, e nas décadas seguintes, esse índice diminuiu.

As conclusões da reunião acadêmica coincidem com relatórios oficiais que revelam que a população mais desfavorecida residem em regiões de capacidade de produção muito subdesenvolvida, com meio-ambiente hostil e carência de mão-de-obra especializada. O estudo conclui também que essa população é muito vulnerável a possíveis adversidades.

Com informações da agência Prensa Latina