Rússia promete ajuda financeira ao presidente palestino

O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu hoje ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, de visita a Sótchi (sul da Rússia), ajudá-lo face aos problemas que enfrenta após a suspensão dos auxílios financeiros ao governo palestino

"Estou muito satisfeito por poder falar com o presidente Abbas hoje sobre os problemas que ele está enfrentando e por o ajudar a resolvê-los", declarou o presidente russo ao receber Mahmud Abbas na sua residência de Verão de Sótchi, à beira do Mar Negro.

Moscou concedeu um auxílio de urgência às autoridades palestinas de dez milhões de dólares após o anúncio da suspensão das ajudas por Washington e Bruxelas, em seguida à posse do governo palestino formado pelo movimento islâmico Hamas.

Seguiram-se de imediato discussões entre as duas delegações, que ficaram centradas nos meios de fazer funcionar rapidamente um mecanismo de ajuda internacional.

"Propusemos importantes esforços para fazer o povo palestino sair da crise econômica. Esperamos conseguir sair o mais rapidamente possível desta crise", respondeu Abbas.

O líder palestino ressaltou o fato de a Rússia "nunca ter retirado o seu apoio", em alusão à suspensão da ajuda financeira bloqueada por americanos e europeus.

Por outro lado, manifestou esperanças numa rápida retomada das conversações de paz com Israel, sublinhando que as negociações são a única forma de resolver o conflito do Médio Oriente.

"Esperamos que o novo governo israelense inicie conversações connosco, pois somos seus parceiros e acreditamos numa resolução pacífica", comentou Abbas, citado pelas agências russas.

Com informações da agência Lusa