Palestinos relembram “Dia da Catástrofe”

Os palestinos na Cisjordânia e em Gaza relembram nesta segunda-feira a "Nakba" ("Catástrofe"), em referência à proclamação do Estado de Israel em 14 de maio de 1948.

A Nakba será lembrada com atos públicos, passeatas e manifestações que coincidirão hoje com o funeral de nove mortos neste domingo durante mais uma agressão do Exército israelense dentro de território ocupado palestino.

A declaração de criação do Estado de Israel em territórios palestinos foi sucedida por um ataque de cinco nações árabes, dando origem à primeira e mais prolongada guerra árabe-israelense, encerrada em 1949 com um armistício firmado pelas partes envolvidas no conflito, sem que o Estado da Palestina fosse criado.

Durante a guerra, centenas de milhares de palestinos, expulsos de suas terras pelo Exército israelense perderam todos os bens. Atualmente, segundo números fornecidos pelas Nações, já são mais de quatro milhões de palestinos vivendo uma diáspora.

Mais de 400 povoados e aldeias palestinas foram ocupados e seus moradores expulsos pelo exército israelense. No lugar deles, Israel ocupou o território e assentou milhares de pessoas. As principais concentrações de refugiados estão na Faixa de Gaza, na Cisjordânia e nos países limítrofes: Líbano, Jordânia e Síria.

Com agências internacionais