Ministros discutem proposta européia para TV Digital

A proposta alterada dos europeus, apresentada ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, em Londres, na semana passada, será avaliada na reunião entre a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Roussef e

No encontro com Furlan, os europeus sinalizaram que a escolha de sua tecnologia teria um impacto positivo nas negociações para um acordo comercial entre Bruxelas e o Mercosul.
Os líderes europeus também aproveitaram a reunião de cúpula com a América Latina, em Viena, para conversar com o presidente Lula sobre o tema. Mas não está claro se a oferta européia será capaz de reverter o favoritismo da tecnologia japonesa junto ao governo brasileiro, que deve anunciar até o final deste mês sua decisão final.
"A proposta européia foi melhorada muito significativamente", disse à Agência Estado uma fonte do governo brasileiro. "Temas como o de financiamento, transferência tecnológica, entre outros, foram reforçados."

No encontro com Furlan, executivos das empresas européias ST Microelectronics, Phillips,

Siemens e Phillips, entre outras, foram acompanhados por representantes da Comissão Européia.

Eles afirmaram que a escolha pelo Brasil do padrão tecnológico europeu para a TV Digital (DVB) teria um efeito positivo nas negociações por um acordo comercial entre a União Européia e o Mercosul.

"Houve uma sinalização pela Europa que sua oferta comercial para o bloco poderia ser

mais generosa diante do impacto positivo gerado pela escolha do padrão digital", disse a fonte

governamental.
Os europeus também disseram que estão preparados para "equiparar qualquer oferta"

considerada melhor do que a deles para a TV digital. No mesmo dia da apresentação a Furlan,

eles encaminharam a Dilma um documento formal contendo a nova oferta.

Favoritismo japonês

Após se reunirem também na quinta-feira passada (11) com a ministra Dilma e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, representantes de fábricas de aparelhos de televisão e empresas de rádio concluíram que o padrão japonês vencerá a disputa. Além disso, o governo brasileiro já firmou um memorando de entendimento com o Japão caso adote o padrão do país asiático.

No entanto, fontes no governo garantem que a decisão final ainda não foi tomada. Segundo elas, "há um pré-entendimento, uma declaração de intenções com o Japão, mas não um compromisso final".

Futuro e cidadania

A Câmara dos Deputados vai debater a escolha do modelo de TV Digital no seminário TV Digital Futuro e Cidadania, nesta terça-feira (16), abordando questões como padrões tecnológicos, projetos sociais e modelos de negócios. "A sociedade brasileira terá, assim, uma oportunidade única para observar, discutir e cotejar os interesses em jogo, num processo aberto e democrático", diz o programa do evento.

A chegada da TV Digital representa nova forma de "ver TV", com mais canais, imagem de alta definição, som de qualidade excepcional e o acesso a serviços interativos. A escolha do padrão tecnológico é um passo importante na escolha do melhor modelo de negócios de TV Digital para o País. Essa tomada de decisão extrapola a esfera governamental, envolvendo os diversos representantes da sociedade organizada e o público em geral.

Envolve também uma transformação do modelo de negócios da radiodifusão. Poderá alavancar oportunidades para a indústria eletro-eletrônica e para a informática. E pode ainda abrir oportunidades comerciais em outros países. Tanto a convergência quanto uma possível competição entre empresas de radiodifusão e de telecomunicações abrem oportunidades para educação, cultura, economia e negócios.

Com agências