Sem categoria

Martinho da Vila no programa nacional do PCdoB

No dia 18 de maio irá ao ar o 30º. programa de TV do PCdoB desde 1986. Foram vinte anos de programas em cadeia nacional de rádio e de TV, após a redemocratização do país, em que os brasileiros e brasileiras puderam ter acesso às

No dia 18 de maio irá ao ar o 30º. programa de TV do PCdoB desde 1986. Foram vinte anos de programas em cadeia nacional de rádio e de TV, após a redemocratização do país, em que os brasileiros e brasileiras puderam ter acesso às idéias e plataformas políticas do Partido. O índice de audiência destes programas se aproxima dos 45 milhões de telespectadores, segundo os dados do Ibope. O horário é o das 20 horas para a cadeia nacional de rádio e 20h30 para a de televisão.

Neste programa, o PCdoB combina o formato ficcional e o documental. O pano de fundo da trama é a trajetória de um operário metalúrgico em seu dia-a-dia na fábrica, na vila onde mora, no barzinho em que se reúne com os amigos. No caminho do trabalho para o bairro, ele vai encontrando os seus companheiros de trabalho e de Partido e procura explicar a visão política dos comunistas para o atual momento: impedir o retrocesso político que seria a volta do neoliberalismo no Brasil e o esforço por avançar nas mudanças, por uma nova carta aos brasileiros que sinalize claramente a favor do desenvolvimento econômico com valorização do trabalho.

Além disso, várias personalidades de destaque participam do programa para dizer porque se filiaram ao Partido e como foi que tomaram conhecimento de seu programa. Exatamente neste bloco é que o cantor Martinho da Vila faz uma emocionada gravação relatando porque se filiou ao PCdoB, aproveitando para dar uma palhinha musical. O juiz federal Flávio Dino, do Maranhão, o medalhista olímpico Djan Madruga, o craque Wladimir e o senador comunista Leomar Quintanilha — também participam do programa contando suas histórias de luta.

O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Inácio Arruda, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, a deputada Federal Jandira Feghali e o presidente do Partido, Renato Rabelo, integram o elenco de personagens esclarecendo a importância de se combater a vigência da cláusula de barreira de 5% e argumentando sobre a necessidade de se apoiar o Governo Lula e avançar no rumo das mudanças.