Haiti consegue combustível na Petrocaribe

Com a entrada do Haiti no acordo de cooperação, a Venezuela passa a fornecer o combustível com pagamento facilitado. O governo de René Préval assumiu no último domingo.

A entrada do Haiti na iniciativa de cooperação energética Petrocaribe foi formalizada no durante a posse do novo presidente país, René Preval, ontem em Porto Príncipe. A ata de acordo de Cooperação Energética entre os países foi firmada pelo vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel, em substituição ao presidente Hugo Chávez que está fazendo um giro pela Europa, e Prevál.

 

Segundo Rangel, o ingresso do país se realiza sob as disposições que regem todos os membros da Petrocaribe, mas já estão realizando estudos para flexibilizar as condições do acordo com o Haiti. Mediante a incorporação, o Haiti se compromete com o pagamento em noventa dias de 60% das faturas de combustível e o restante 40% em 25 anos, com 1% de taxa e dois anos de graça.

 

Segundo a Venezuela, esse 60% está destinado a um fundo para o desenvolvimento de programas sociais e infra-estrutura no país, que será criado brevemente. A Venezuela passa ainda a cobrir os requerimentos diários de consumo de combustível do Haiti, que atualmente está na casa dos 11 mil barris diários.

 

Com agências.