Cristovam Buarque será, por enquanto, candidato do PDT

A Executiva Nacional do PDT aprovou nesta segunda-feira o nome do senador Cristovam Buarque para candidato à Presidência da República pelo partido. Além de candidato à presidência da República, o PDT terá candidatos própri

A Executiva Nacional do PDT aprovou nesta segunda-feira o nome do senador Cristovam Buarque para candidato à Presidência da República pelo partido. Além de candidato à presidência da República, o PDT terá candidatos próprios a governador ou negociará por alianças majoritárias nos Estados.

O partido também aprovou na reunião desta tarde a diretiva de que serão priorizadas nacionalmente, e nos Estados, alianças com o Partido Popular Socialista (PPS), que mantém o deputado Roberto Freire como pré-candidato à presidência.

A tese da candidatura própria prevaleceu porque os integrantes da Executiva chegaram a conclusão de que o PDT precisa defender suas bandeiras históricas. Mas nos bastidores, caciques do PDT, como o presidente Carlos Lupi e o sindicalista Paulo Pereira da Silvas, o Paulinho, negociam o apoio do partido à candidatura Alckmin.
O presidenciável tucano pretende atrair o PDT para um apoio formal já no primeiro turno. Caso haja resistência no interior da sigla, será negociado um apoio informal.

A Executiva Nacional volta a se reunir no próximo dia 23 de maio, a partir das 10h, em Brasília. Juntamente com o Conselho Político, com os presidentes dos diretórios regionais do PDT de todo o Brasil, mais os pré-candidatos a governador de todo o Brasil, além dos integrantes das bancadas do PDT na Câmara e no Senado Federal. 

Na última pesquisa Datafolha, do dia 7 de abril, as taxas de intenção de voto de Freire e Buarque oscilavam na faixa de 1% a 3%.
 
Com informações do portal Terra