Sem categoria

Walter Sorrentino defende a expansão da estratégia eleitoral do PCdoB

Terminou no dia 13, em São Paulo, a reunião extraordinária do Comitê Central do PCdoB, convocada para debater o projeto eleitoral do Partido e aprovar o projeto de resolução política que será deliberado na Conven&cce

Neste seu segundo dia de debates, os dirigentes comunistas foram informados sobre o projeto eleitoral do PCdoB, apresentado por Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do Partido.

Para o dirigente comunista, o projeto tem um sentido nacional, e orienta-se pela grande disputa política representada pela eleição presidencial, a partir do lugar político próprio conquistado pelo PCdoB nestes últimos anos, com dois objetivos centrais: reeleger o presidente Lula e fortalecer o PCdoB.

Os comunistas vão participar da disputa proporcional, com ênfase na eleição de deputados federais, e na participação em disputas majoritárias, para governador e senador, em busca de uma maior visibilidade para o Partido e também do fortalecimento de suas lideranças com forte desempenho eleitoral.

Para Sorrentino, hoje existe a chance de levar nossa coligação para o segundo turno em 14 estados da federação – nove com o PT, quatro com o PSB e uma com o próprio PCdoB, no Distrito Federal. Há possibilidade também do apoio do PMDB em onze Estados, nos quais este partido pode somar com Lula.

Ao tratar das metas eleitorais, Walter julga que, no quadro atual, o PCdoB tem condição de eleger no mínimo 12 deputados federais, podendo chegar até 21; a respeito da cláusula de barreira de 2% dos votos para a Câmara Federal em pelo menos 1/3 dos Estados, mais 5% dos votos para a Câmara dos Deputados, hoje o PCdoB alcançaria os 2% em nove estados, com a chance de ter desempenho semelhante em outros seis.

Outro ponto para o qual Walter chamou a atenção é a necessidade da apresentação de candidatos para a disputa majoritária, para disputar um novo posicionamento eleitoral do Partido, que busca assim abrir-se para o grande público, desde que asseguradas condições mínimas de que sejam nomes com amplo apelo popular e, portanto, eleitoral. Trata-se, neste aspecto, de expandir, com equilíbrio, a estratégia eleitoral do PCdoB, assegurada a centralidade da eleição de deputados federais.

O Comitê Central aprovou também, por unanimidade, o projeto de resolução política que será submetido à Convenção Nacional Eleitoral; o texto terá incorporadas as emendas apresentadas pelos membros do Comitê Central, sendo amplamente divulgado em seguida, através do Partido Vivo e d' A Classe Operária