Casa Branca se nega ao diálogo direto com o Irã

A Casa Branca recusou neste domingo pedidos para conversas diretas com o Irã para resolver o impasse sobre seu programa nuclear, dizendo que a Organização das Nações Unidas (ONU) é o melhor fórum para discuss&otil

"Achamos que a estrutura que temos é até melhor, temos um número de países engajados com o Irã nesta questão, somos defensores dessas discussões", disse à rede de TV americana CNN o conselheiro de segurança nacional da Casa Branca Stephen Hadley.

Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, pediu que os Estados Unidos entrassem em conversas diretas com Teerã, assim como outros fizeram. Mas Hadley disse que a ONU é o foro recomendado para as conversações.

"O fórum agora mudou para uma discussão no Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde a comunidade internacional como um todo, da qual os Estados Unidos são parte, pode deixar claro para o Irã o que ele precisa fazer. Achamos que no momento este é o fórum adequado", disse ele ao programa Late Edition da CNN .

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad, que enviou uma carta de 18 páginas ao presidente George W. Bush na semana passada, disse no final de semana que está pronto para conversar com qualquer país, exceto Israel, e não sob ameaça de força. Bush desdenhou a carta, alegando que não tratava da questão sobre quando o Irã abandonará seu programa nuclear, que as potências ocidentais afirmam que é "disfarce para armas nucleares". O Irã pretesta, afirmando que o programa é apenas para geração pacífica de energia.

Reino Unido , França e Alemanha, apoiados por Estados Unidos, Rússia e China, devem divulgar pacote de coerção e penas para o Irã, dependendo da colaboração ou da resistência do país à pressão do Ocidente para que suspenda o enriquecimento de urânio.

Com agências internacionais