Lula critica a leviandade do suposto jornalismo de Veja

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou neste sábado em Viena a irresponsabilidade da revista panfletária dos Civita, a Veja, que acusou forma leviana o presidente e seus colaboradores de manter contas secretas no exterior.

“A Veja não traz uma denúncia. A Veja traz uma mentira. Se tivessem me avisado antes que eu tinha 38 mil euros, eu teria comprado um presente para a dona Marisa. Vamos ser francos, a Veja tem alguns jornalistas que estão merecendo o prêmio Nobel de irresponsabilidade. Eu só posso considerar isso um crime praticado por um jornalista ou por uma revista. Eu não posso comparar isso a jornalismo.”

O presidente fez as afirmações em Viena, onde está participando da Quarta Cúpula Europa, America Latina e Caribe.

Lula disse ainda que na revista Veja "tem alguns jornalistas que já há algum tempo estão merecendo o Prêmio Nobel de Irresponsabilidade". "Não acredito que dentro da revista Veja tenha uma única pessoa que tenha 10% da dignidade e da honestidade que tenho. Não posso admitir isso. É uma ofensa ao presidente da República, ao povo brasileiro e eu acho que essa prática de jornalismo não leva o país a lugar nenhum", desabafou.

O presidente ainda afirmou que a publicação da matéria da revista se constitui na "pior prática de jornalismo". "A Veja vem assim já há algum tempo, não é de hoje não. Mas eu acho que ela chegou ao limite da podridão da imprensa. Não sei se um jornalista que escreve uma matéria daquela tem a dignidade de dizer que é jornalista, ele poderia dizer que é bandido, mau-caráter, mau-feitor, mentiroso. É até constrangedor um presidente da República saber que tem uma mentira dessa grosseria numa revista que deveria respeitar os seus leitores. Os leitores pagam a revista, são induzidos a assinar e não merecem a quantidade de mentiras que a Veja tem publicado", disse.

O panfleto de direita da família Civita divulgou esta semana um suspeito "documento" no qual o Banco Opportunity, controlado por Daniel Dantas, reclama de suposta "perseguição" do governo Lula por ter "recusado a pagar propina". A "reportagem" de Veja afirma que membros do governo incluindo o presidente, têm contas secretas no exterior.

Dantas é processado nos EUA pelo Citigroup por fraude e negligência. Seus advogados escreveram e levaram à justiça de Nova York o tal suposto "documento".

O panfleto de ficção dos Civita inclui, sem dar provas, outra figuras do governo, como os ex-ministros José Dirceu, da Casa Civil, Antonio Palocci, da Fazenda, Luiz Gushiken e o atual titular da Justiça, Márcio Thomaz Bastos como donos de contas bancárias no exterior. Outros acusados são o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o senador Romeu Tuma, do PFL.

Com agências