Hamas: EUA repetem na Palestina erros cometidos no Iraque

O ministro para Assuntos dos Refugiados do Governo do Hamas, Atef Aduán, dise hoje na Noruega que os Estados Unidos cometem os mesmos erros que cometeram no Iraque em relação à pressão cada vez maior contra o governo democratic

"Os Estados Unidos estão cometendo o mesmo erro que cometeram no Iraque" quando disseram que o objetivo da guerra era punir o governo desse país, disse Atef Aduán em uma conferência em Oslo promovida pela frente norueguêsa de esquerda "Aliança Vermelha Eleitoral".

Aduán denunciou os EUA por estarem "deixando o povo palestino morrer de fome", ao negar o repasse das verbas de auxílio às instituições governamentais de que necessita.

O ministro do Hamas afirmou que a Palestina vive "um cerco, sem leite, comida, nem sequer papel para escrever".

O ministro se reuniu hoje com o chefe da seção do Oriente Médio do Ministério de Assuntos Exteriores da Noruega, Kaare Eltervaag, segundo um comunicado.

Entretanto, a Noruega insistiu que só voltará a repassar dinheiro à Palestina se o Hamas cumprir as três exigências formuladas pela comunidade internacional: o fim da resistência, o reconhecimento de Israel como Estado e os acordos assinados antes da posse do Hamas.

Para o palestino, os Estados Unidos estão punindo a Palestina por causa das eleições de janeiro, vencidas democraticamente pelo Hamas.

Aduán também disse que não se "pode conseguir a paz quando os juízes não puderem sentar-se à mesa de negociações".

Com agências internacionais