BH tem novo posto gratuito de internet no Caiçara, com nova versão de software

Foi inaugurado nesta sexta-feira mais um local com pontos gratuitos de acesso à internet para a população de Belo Horizonte. O PIM (Posto de Internet Municipal) estará com a versão 4 do Libertas, software livre usado desd

Os PIM´s são instalados em associações de bairro, igrejas, postos de saúde, lanchonetes e bibliotecas, entre outros. O novo posto, que tem três computadores, fica na sede da Prodabel, na avenida Presidente Carlos Luz, 1275, 2º andar, na biblioteca da instituição. Três computadores estarão disponíveis para que os moradores do bairro Caiçara e região possam acessar a internet. No Parque Lagoa do Nado e no Centro de Cultura da prefeitura, na rua da Bahia, esquina com avenida Augusto de Lima, também já existem postos funcionando com quatro computadores.

O atendimento em cada posto é de cerca de 80 pessoas, cada uma usando o equipamento por 30 minutos. Quem não tiver nenhuma noção de uso do computador ou de internet, pode pedir ajuda ao instrutor, que também ensina a navegar e a criar e-mail.

OP Digital

De acordo com Silvana Veloso, diretora de inclusão digital da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel), até outubro, Belo Horizonte terá pelo menos 108 novos pontos com acesso à internet.

“Estamos acertando isso com os administradores regionais. O foco esse ano é nas subregiões onde vai ocorrer o OP Digital(Orçamento Participativo Digital), para que essa população tenha o direito de votar. Serão cinco pontos por regional, que serão somados aos outros 53 que já existem. Além disso, serão criados 10 Telecentros”, explica.

Os telecentros são espaços maiores do que os PIM´s, com 10 a 20 computadores, geralmente escolas, órgãos públicos estaduais e entidades comunitárias, como as associações de bairro, todos direcionados a projetos da comunidade da região.

Segundo ela, a segunda turma de participantes do Projovem será capacitada a partir de setembro para ensinar professores da rede de ensino municipal, monitores e a população a usar o computador e os recursos da internet nesses novos pontos de atendimento.

Pontos com acesso gratuito à internet por região

Centro-sul – 12
Barreiro – 5
Centro-sul – 9
Leste – 8
Noroeste – 12
Pampulha – 8
Norte – 5
Oeste- 4
Venda Nova – 6

Para saber o endereço mais próximo de sua casa, ligue para a Prodabel no teletone 3277-8363. Todos os locais estão sendo visitados para levantamento da demanda e dificuldades, para que o serviço seja aprimorado para o atendimento para o OP Digital.
 

Fonte: Portal Uai