Sem categoria

PT formaliza apoio à candidatura de Jandira ao Senado

Cúpula carioca do PT e do PCdoB fecham aliança entre partidos, que terá como pré-candidato ao governo Vladimir Palmeira e como aposta para o Senado, Jandira Feghali. A decisão foi unânime entre as duas legendas, o que garante un

Nesta manhã, dia 12, o PT anunciou formalmente o apoio à candidatura da deputada Jandira Feghali (PCdoB) ao Senado Federal. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na sede do PT com Vladimir Palmeira (pré-candidato a governador), Jandira Feghali e dirigentes de ambos os partidos.

A decisão do PT foi tomada no dia anterior em reunião extraordinária. A aprovação foi unânime e confirma a decisão tomada pela Comissão Executiva Estadual do partido de apoiar o nome de Jandira. Segundo o presidente do PT/RJ, Alberto Cantalice, “ninguém se manifestou contra a aliança. O PT está absolutamente unido para eleger Vladimir e Jandira. Essa chapa será a grande novidade desta eleição. Mesmo com a crise montamos também a melhor chapa de deputados federais e estaduais dos últimos anos”.

Vladimir comemorou a aliança e ressaltou a importância de ter Jandira como candidata, que para ele terá uma campanha mais fácil que a sua pelo favoritismo da deputada. Para Jandira, a dobradinha PT-PCdoB “será a maior novidade desta eleição. O Rio de Janeiro precisava ter uma voz participativa no Congresso Nacional. Acho que essa chapa pode entusiasmar não só a militância, mas também o povo do Rio. O PCdoB está animado com a candidatura, que será um desafio para nós”.

Para a presidente do PCdoB/RJ, Ana Rocha, “essa chapa é um fato histórico e vai fortalecer o campo do governo Lula. Jandira e Vladimir têm coerência e combatividade. Será importante ter uma senadora para defender o Rio de Janeiro, uma candidata coerente e de referência para todo o povo do Estado”.

Os candidatos também adiantaram algumas propostas de governo caso sejam vitoriosos. Sobre a segurança pública, Vladimir disse que a primeira medida “será acabar com as quadrilhas do Rio de Janeiro. Hoje o Estado não tem legitimidade em muitos lugares e os bandidos tomam conta”.

Vladimir criticou a polícia do Rio de Janeiro e o plano de segurança de Rosinha. “Não vou dizer que o Caveirão nunca será usado, mas não vamos ter ele subindo o morro. Nós queremos uma polícia inteligente e moderna, sem a PM com centenas de homens nas favelas. No nosso governo, a Polícia Civil é quem vai investigar, vamos nomear um Secretário de Segurança honesto e limpar a polícia dos corruptos”.

Ainda sobre segurança, Jandira citou que na sua campanha para a Prefeitura do Rio, em 2004, foi elaborado um planejamento que identificou que o maior problema no Estado é a falta de integração entre os três governos (federal, estadual e municipal). Segundo ela, “isso nunca foi possível por conta de uma disputa política”.

O candidato a governador defendeu também mais investimento na educação e na saúde, prometeu “pagar bons salários para esses servidores” e pediu punição para os envolvidos nos escândalos de corrupção.

Vladimir assumiu que “a esquerda não está toda conosco, como o PDT, por exemplo, mas somos o pólo que vai aglutinar a esquerda e defender o governo Lula. Acreditamos que pelo menos no segundo turno vamos unir toda esquerda. O governo Lula é o melhor dos últimos 40 anos. Esse é o governo dos pobres e oprimidos, daqueles que clamam por justiça”.

Perguntado sobre a possibilidade de o presidente Lula ter dois palanques no Rio, Vladimir disse que não haverá qualquer problema se Lula estiver também ao lado do senador Marcelo Crivela – também candidato ao governo –, “mas será o nosso palanque que vai defender o Lula, suas propostas e que vai dar a vitória a ele”. Para Jandira, quem decidirá isso será a coordenação de campanha do Lula e todos aqueles que apóiam o Lula vão estar no palanque.

A entrevista contou ainda com a presença do prefeito de Nova Iguaçu Lindberg Farias (PT), do deputado estadual Edmilson Valentim e do vereador do Rio, Fernando Gusmão, ambos do PCdoB, que foram levar o apoio à chapa formada.

Do Rio de Janeiro
Marcos Pereira