Avante! Fórum Social Europeu debateu continente

A 4.ª edição do Fórum Social Europeu terminou no domingo, dia 7, na Grécia, onde durante quatro dias cerca de 30 mil pessoas, de acordo com números da organização, participaram de duas centenas de debates sobre ques

A ajuda ao desenvolvimento, a taxação das transações financeiras ou o combate contra os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) foram alguns dos temas do Fórum, que rejeitou o atual curso da construção européia e exigiu uma "nova Europa" mais social.

Neste sentido, na iniciativa foi adotada uma "Carta dos Direitos Sociais" com o objectivo de unir a esquerda européia em torno de princípios comuns. Dezenas de seminários foram consagrados às políticas da União Européia, designadamente à diretiva Bolkestein, aos objetivos da "constituição européia" ou à política de imigração da UE.

Os movimentos sociais reunidos em assembléia geral, no domingo, decidiram um calendários de ações, no qual se anuncia a realização de uma semana de protesto em toda a Europa, entre os dias 23 e 30 de Setembro.

O fórum ficou ainda marcado por uma manifestação contra a guerra no Iraque e a ameaça de agressão ao Irã, que reuniu milhares de pessoas em Atenas, no sábado, durante a qual se registaram confrontos entre grupos de ativistas e as forças de intervenrepressão gregas.

Extraído do jornal Avante!, do Partido Comunista Português