Lula na Áustria terá vários encontros bilaterais

O Itamaraty divulgou o programa oficial da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Áustria, onde participa da 4ª Cimeira União Européia, América Latina e Caribe. O evento tem início amanhã (12) pela manh&at

A comitiva brasileira desembarca hoje às 18 horas (horário de Viena, 13 horas em Brasília) e o primeiro compromisso oficial do presidente é um café da manhã com a chanceler alemã Angela Merkel. Logo após, Lula segue para a abertura da reunião.

No fim da manhã, Lula tem encontro marcado com o primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair. À tarde, ele encontra o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero e participa da sessão de encerramento da cúpula. À noite, o presidente participa do jantar oferecido aos participantes do evento pelo presidente austríaco, Heinz Fischer. Segundo o Itamaraty, paralelamente à reunião oficial, será realizada uma cúpula empresarial, organizada por empresários austríacos, além de uma reunião da diálogo da União Européia com os países do Mercosul.

No sábado a tarde, o presidente Lula terá reunião com Fischer. Segundo o Itamaraty, trata-se da primeira visita de Estado de um presidente brasileiro à Áustria. O convite foi feito a Lula pelo presidente Fischer, que esteve no Brasil em setembro do ano passado. À noite a comitiva volta ao Brasil. O Ministério das Relações Exteriores lembra que o Brasil é o principal parceiro comercial da Áustria na América Latina, com um fluxo que chegou a US$ 535 milhões em 2005. Cerca de 80 empresas austríacas estão instaladas no Brasil ou operando em parceria com outras.

Com informações da Radiobrás.