Evo Morales está disposto a salvar a CAN

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou nesta quinta-feira, em uma coletiva de imprensa lotada por veículos de comunicação locais e internacionais, que está disposto a salvar a Comunidade Andina de Nações (CAN). Só &ldquo

O presidente boliviano, que está em Viena onde participa da 4ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América Latina, Caribe e União Européia (Alcue), também se referiu a questão da integração, que definiu como um processo de luta. “Assim como Simón Bolívar lutou pela pátria grande, essa luta continua neste momento mas através de intelectuais, profissionais, patriotas e fundamentalmente dos povos indígenas”.

Para Evo, a base de uma verdadeira integração latino-americana são os recursos naturais. Nesse sentido, indicou que valoriza e respeita a proposta da Venezuela de criar a Petrosul e a Petroamérica.

Questionado sobre sua “amizade perigosa” com Cuba, Evo respondeu que admira e respeita o presidente cubano, Fidel Castro, porque ajuda a desbloquear socialmente muitos países. “Cuba é um país com semelhante bloqueio econômico que ensina a governar com dignidade e soberania a todos os povos do mundo”, destacou. Ele indicou como exemplo o fato de o país caribenho enviar a muitos países tropas de médicos para salvar vidas e outros paises como os Estados Unidos oferece ajuda mas condicionada, que se não está satisfeita, retira.

Os médicos cubanos estão espalhados por todo o mundo, “na Bolívia chegou a missão Milagre para operar pessoas com problemas na vista de maneira gratuita”, disse. 

A Cúpula começa hoje e termina sábado, dia 13.

Da Redação
Com agências