Desempregados ocupam sede da prefeitura de Novo Hamburgo

Cerca de cem integrantes do Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) no Rio Grande do Sul e de sindicatos da região do Vale do Rio dos Sinos — o maior pólo calçadista do estado — ocuparam nesta quarta-feira (10/05) a prefe

Segundo Mauro Cruz, da coordenação estadual do MTD, o ato, realizado em conjunto com a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), tem por objetivo “pedir ações dos governos para frear a crise por que passa o setor calçadista”.

Os manifestantes, que se encontram, desde o início da tarde no saguão do prédio da prefeitura municipal, querem marcar uma audiência com o prefeito Jair Foscarini, para entregar uma pauta de reivindicações. Foscarini está em Brasília, onde participa da Marcha gaúcha pela salvação do setor coureiro-calçadista.

Mauro Cruz disse que os desempregados querem isenção das taxas de água, luz e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os trabalhadores da cidade que perderam o emprego.

“Exigimos ainda, a criação de uma lei municipal de direito ao trabalho; um fundo de crédito para empreendimentos autogestionários e cooperativados, e o passe livre em ônibus municipais e para Porto Alegre”, acrescentou.