Sem categoria

Curso para dirigentes de Organização forma primeira turma na Bahia

Primeira turma de curso para dirigentes da área de organização reúne quarenta na Bahia. Debates abordam aspectos teóricos e políticos do pensamento marxista, o novo estatuto do PCdoB e as diretrizes do 6º Plano de Estruturaç&atil

Com a finalidade de capacitar política e ideologicamente alguns dos Dirigentes de Comitês Municipais da Bahia e distritais de Salvador, aconteceu neste final de semana (6 e 7 de maio), na capital baiana, um curso sobre os objetivos dos comunistas, o novo estatuto e as diretrizes do 6º Plano de Estruturação Partidária (PEP) do Partido Comunista do Brasil, uma promoção conjunta das secretarias de Formação e Organização do Comitê Estadual.

O evento teve como público-alvo os secretários de organização dessas instâncias partidárias e reuniu quase 40 dirigentes de 18 municípios, além de dirigentes de instâncias intermediárias e de frentes de atuação como a ambiental, de juventude e urbanitários.

Coube ao psicólogo e professor Milton B. de Almeida Filho, Secretário estadual de Formação do PCdoB, abordar, na manhã de sábado, 6, o tema “O que é o Partido Comunista do Brasil?”, em que se procurou delinear o terreno em que o PCdoB está situado política e ideologicamente: “O Partido Comunista do Brasil é o partido do comunismo e do socialismo”, disse. Milton também desenvolveu o conceito político-organizativo de centralismo democrático e a centralidade da classe operária, dentro de um conceito mais amplo e de um contexto de universalização da forma mercadoria.
Na parte vespertina do curso, o economista Davidson Magalhães, Secretário estadual de Organização do Partido, fez exposição sobre o novo estatuto do Partido Comunista do Brasil pontuando o contexto em que as alterações estatutárias se deram, destacando que vivemos ainda uma fase de defensiva estratégica da luta pelo socialismo no plano mundial, tratando-se, assim, de uma evidente contradição de nossa época: “como construir um Partido Comunista para viragens revolucionárias num tempo em que isto não está colocado como possibilidade?”. Para ele, vivemos um ambiente político-ideológico marcado por pressões que visam rebaixar o papel transformador e dirigente do partido.

Sobre as mudanças estatutárias, foram destacados os seguintes aspectos: conceito de filiado e militante (que impacta num conjunto de exigências e direitos diferenciados); política de quadros; centralismo-democrático como fator ativo da consciência revolucionária, inclusive adoção do voto secreto; aprimoramento da disciplina partidária e de maior institucionalização da legalidade interna; inovação das normas para ação no movimento de massas; regulamentação do papel dos comunistas que atuam na esfera institucional, inclusive as bancadas parlamentares.

Ampliar o protagonismo político e avançar na estruturação partidária
No sábado, dia 7, os participantes do curso puderam abordar, após aula expositiva e leitura de textos, o tema “As diretrizes do 6º Plano de Estruturação Partidária”. Um dos principais aspectos suscitados foi a necessidade de superação da defasagem em pontos como a influência política e as debilidades na esfera ideológica e organizativa; a respeitável influência política sob o governo Lula e pequena força eleitoral; e a frágil presença nos centros da luta de classes no país.

Foi destacado o objetivo estratégico do 6º PEP de dar continuidade à acumulação de forças na luta contra o neoliberalismo, cujo vetor principal em 2006 é a batalha eleitoral. Devemos perseguir uma vitória do campo progressista, em torno do presidente Lula, e elevar a participação dos comunistas nas casas legislativas e  eleger nos executivos estaduais.

Convenção eleitoral

Com a Convenção Estadual Eleitoral agendada para o dia 11 de junho, em Salvador, o partido pretende realizar 180 Convenções Eleitorais Municipais, sendo indispensável também planejamento de cada comitê municipal, motivo pelo qual se fez apresentação, no evento, de um roteiro orientador do planejamento. Ao final do curso os participantes, de punhos cerrados, cantaram “um, dois três, quatro, cinco mil, e viva o Partido Comunista do Brasil!”.

De Salvador,
Egberto Magno, da Comissão de Organização do PCdoB da Bahia.