Cúpula em Viena reúne europeus e latino-americanos

A Quarta Cúpula Europa América Latina e Caribe começa hoje em Viena, capital da Áustria, com um jantar de trabalho à noite, devendo encerrar-se na noite de quinta-feira (12/5).

O tema geral da cúpula é o "Reforço da associação estratégia bi-regional" e a ordem de trabalhos inclui discussões sobre questões como a promoção da coesão social, a integração regional e as relações multilaterais.

A Áustria — país que assume a presidência da UE — considera que a Cúpula de Viena será "histórica" porque pela primeira vez os chefes de Estado e de Governo dos dois continentes reúnem-se "fora do mundo ibero-americano".

As Cúpulas anteriores foram realizadas no Rio de Janeiro (1999), em Madri (2002) e em Guadalajara (México, 2004). A Comissão Européia será representada na pelo seu presidente, Durão Barroso. O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, também estará presente.

A reunião União Européia, América Latina e Caribe deverá aprovar uma resolução para lançar acordos comerciais com a América Central (Guatemala, Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Belize).

A decisão do novo Governo da Bolívia de nacionalizar o setor energético deverá também ser abordada.

Veja o sítio da Cúpula de Viena, em português de Portugal, no link http://europa.eu.int/comm/world/lac-vienna/index_pt.htm