Sindicato conhece experiência de empresas paulistas

Diretores do Sindicato e representantes de empresas da base (Fiat, Comau, Powertrain e Magneti Marelli) estiveram em Osasco (SP), na última semana, para conhecer experiências de inclusão de portadores de deficiência. “Agora, vamos

Sindicato conhece experiência de empresas paulistas

Diretores do Sindicato e representantes de empresas da base (Fiat, Comau, Powertrain e Magneti Marelli) estiveram em Osasco (SP), na última semana, para conhecer experiências de inclusão de portadores de deficiência. “Agora, vamos nos reunir com o restante do grupo de trabalho para elaborar uma proposta voltada para a nossa região”, informa o diretor de Saúde do Sindicato, Rogério Djalma.

As empresas visitadas (Arvin Meritor e Corneta) integram o setor de autopeças. “Nos chamou a atenção a iniciativa pioneira da Corneta, de empregar pessoas com deficiência mental no setor produtivo, fruto de uma parceria com a APAE”, destaca Rogério. Dos 680 funcionários da Corneta, 39 são portadores de algum tipo de deficiência (física, visual e até múltipla), que trabalham na manutenção, ferramentaria, forjaria e usinagem.
Segundo Rogério, naquela região, há empresas inclusive que já contratam deficientes em número superior ao que prevê a lei. “Elas perceberam que um deficiente, se empregado em local adequado, acaba tornando o trabalho mais eficiente”, observa.

De Betim
Alexandre Magalhaês