Fed eleva juro dos EUA para maior nível desde 2001

O banco central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), aumentou a taxa de juros de curto prazo em 0,25 ponto percentual, para 5%. A instituição avisou ainda que pode promover novas elevações, mas que elas dependem da análise de dados econômicos que

A decisão foi tomada de forma unânime entre os 11 membros votantes do comitê federal de mercado aberto do Fed, responsável pelas taxas de juros. Em comunicado sobre a decisão, o Fed avisou que o crescimento econômico do país "tem sido bastante vigoroso nesse ano   até agora", mas que é "provável que modere o ritmo para um nível mais sustentado, refletindo em parte um resfriamento gradual do mercado imobiliário e os efeitos dos aumentos nas taxas de juros e nos preços de energia".

 

 

O Fed mostrou ainda cautela quanto à inflação, dizendo que ela pode ser pressionada por aspectos como o aumento nos preços de commodities. A instituição elevou ainda a taxa usada nos empréstimos feitos pelo banco central aos bancos comerciais de 5,75% para 6%. Onze dos 12 bancos regionais do Fed pediram o aumento. É a 16ª vez consecutiva que o Fed eleva os juros.

 

 

Com agências