Peru: Toledo será investigado por fazer propaganda para García

O pleno do Júri Eleitoral Especial de Trujillo (JEET) solicitou hoje por unanimidade à Procuradoria da República que investigue o presidente Alejandro Toledo por ter violado a lei eleitoral. Segundo a denúncia, Toledo realizo

Durante a inauguração de uma avenida de acesso a Huaca de l aLuna, em Trujillo na semana passada, Toledo disse que nestas eleições os peruanos elegerão entre a democracia e o autoritarismo. Em seguida, o presidente peruano afirmou que teria viajado a La Libertad (bastião do aprismo no norte) que sentia que estava no coração do Apra.

 

Analistas políticos e constitucionalistas avaliam que a declaração constitui uma clara violação ao princípio de neutralidade para o segundo turno das eleições, fixadas para 4 de junho, na qual García enfrentar Ollanta Humala. O Júri considerou ainda que com suas declarações, o chefe de Estado violou o Código de Ética da Função Pública e, portanto, também corresponde uma sanção do tipo moral. “Esperamos que o presidente altere sua conduta e se abstenha de fazer esse tipo de manifestação que não fazem nada bem a democracia”, disse o presidente do JEET, Miguel Mendiburu.

 

Segundo ele, a pena que Toledo pode pegar é de dois a seis anos de prisão privativa de liberdade. Para Mendiburu, dizer que existem duas tendências no segundo turno, uma democrática e outra autoritária, é uma contravenção a Lei Eleitoral. “Aqueles que se submetem às eleições são democratas e cumprem com todas as disposições eleitorais. Não é permitido neste momento falar de autoritarismo”, disse.

 

Esta é a terceira vez que Toledo é investigado por sua intromissão no processo eleitoral, duas vezes por ataques contra Humala e uma por divulgar êxitos de seu governo com claro interesse de favorecer aos candidatos do partido governante, o Peru Possível.

 

Pesquisas

 

Segundo pesquisa divulgada hoje, García lidera a intenção de votos entre os eleitores com uma diferença de 22 pontos. A sondagem, realizada entre os dias 2 e 7 de maio em todo o país, constatou que García tem 61,4% de apoio contra 38,6% de Humala.

 

Mas o quadro pode ainda mudar bastante. Os votos em branco ou nulos chegam a 13,7%, enquanto que 10,3% dos peruanos que inda não decidiram.  O estudo destacou ainda que 54,8% dos que votaram na derrotada Lourdes Flores, da Aliança Unidad Nacional, se inclinam por García e apenas 9,2% votariam em Humala.

 

Da mesma forma, o líder aprista conseguiu captar 40,5% dos votos da Aliança pelo Futuro, dos seguidores do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), enquanto que o tenente-coronel aposentado conseguiu reunir apenas 18,1% desse setor. A pesquisa aponta ainda que 22,2% acredita que o ex-presidente aprista (1985-1990) representa muito risco para o país. Enquanto que 44,3% acredita o mesmo do militar.

 

Cerca de16,5 milhões de peruanos maiores de 18 anos estão convocados para participar do pleito.

Da Redação
Com agências