Emprego da indústria tem queda há 15 meses, diz CNI

O emprego na indústria seguiu a tendência de queda dos últimos 15 meses e ficou em 48,2 pontos, abaixo dos 50 pontos, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador varia de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 indicam resultados negativo

De acordo com a pesquisa – elaborada pela Unidade de Pesquisa Econômica da CNI – "a queda no emprego industrial é influenciada pela redução de postos de trabalho entre as empresas de pequeno e médio portes". O indicador de evolução da produção do primeiro trimestre do ano foi de 45,9 pontos, o que revela queda para o setor, já que no trimestre anterior o indicador estava em 50,8 pontos. No entanto, a Sondagem Industrial do primeiro trimestre mostrou que as grandes empresas registraram leve aumento na produção nesse trimestre (51,6 pontos), em comparação ao quarto trimestre de 2005, graças às exportações e ao reaquecimento da demanda interna.

 

As pequenas e médias, porém, registraram queda na produção (42,9 pontos), no faturamento e no número de trabalhadores no mesmo período. O mesmo ocorreu com o faturamento do setor. O indicador ficou em 44,8 pontos – cinco trimestres consecutivos abaixo da linha dos 50 pontos. Porém, enquanto quase a metade das pequenas e médias empresas teve queda no faturamento, em relação ao trimestre passado, 42,1 pontos frente os 49,1 do trimestre anterior, as grandes empresas mantiveram níveis praticamente estáveis, com 49,9 pontos.

 

De acordo com a Sondagem, o índice médio de evolução da situação financeira ficou em 46,1 pontos, a liquidez registrou 43,7 pontos e a lucratividade do setor teve queda, alcançando 38,6 pontos no período. As três variáveis também confirmam as situações distintas enfrentadas pelas empresas de pequeno, médio e grande porte. A pesquisa coletou a opinião de 1264 pequenas e médias empresas e 215 indústrias de grande porte, de 28 de março a 19 de abril.

 

 

Com agências