Comércio de frango se beneficia da gripe aviária, diz Dieese

Estudo divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre o comportamento do preço da carne de frango no mercado interno mostra que apesar da queda no preço do produto, as margens no comércio têm aumentado.

"Antes existia uma certa diferença entre os preços do atacado e do varejo. Essa margem aumentou", disse a coordenadora do Índice do Custo de Vida (ICV) do Dieese, Cornélia Nogueira. "Não repassaram toda a queda (de preço)", completou.De acordo com o estudo, a relação percentual entre o preço de varejo no município de São Paulo e o preço do atacado no Estado, passou de 151% nas feiras em outubro de 2005 para 293%, em março deste ano. No açougue, o número subiu de 108% para 199%, e nos supermercados passou de 88% para 134%, no mesmo período.
O estudo mostra que o preço médio mensal do quilo do frango cresceu até setembro do ano passado (R$ 1,583). A partir de outubro, é nítida a queda no preço por atacado, com o quilo chegando a ser comercializado a R$ 0,824 em março deste ano.No varejo, a maior queda no período de outubro de 2005 a abril de 2006 foi registrada nos supermercados. Com queda de 35,4% o preço passou de R$ 2,71, em outubro de 2005, para R$ 1,75, em abril deste ano. No açougue a queda foi de 27,3%, tendo passado de R$ 3 para R$ 2,18.
Nas feiras, a queda foi de 12,7%, com o preço passando de R$ 3,61 para 3,15, no mesmo período. Nogueira observa, no entanto, que o estudo não leva em consideração dados dos frigoríficos. A queda do preço foi provocada, de acordo com o Dieese, pelo aumento da oferta de carne de frango no mercado brasileiro, resultado do aumento da produção nacional associado à queda nas exportações por conta da gripe aviária.

 

Com agências