Com depressão, Silvio Pereira pede ao STF para não depor na CPI

O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o relator do hábeas-corpus, ministro Marco Aurélio, amplie a liminar concedida em novembro de 2005. Na ocasião, o ministro deferiu l

O ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira entrou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o relator do hábeas-corpus, ministro Marco Aurélio, amplie a liminar concedida em novembro de 2005. Na ocasião, o ministro deferiu liminar garantindo a Silvinho o direito de ficar calado em depoimento na CPI dos Bingos e a assistência de advogado.

No pedido encaminhado nesta terça-feira, Silvinho pede ampliação da liminar para que não seja obrigado a comparecer à CPI em depoimento marcado para esta quarta-feira. A defesa alega que o ex-dirigente do PT apresenta estado de "estresse pós-traumático, depressão moderada/grave e distimia" e que a intimação foi feita em período inferior a 48 horas.

Caso o pedido seja negado, a defesa de Silvinho pede que o Supremo esclareça aos integrantes da CPI que as perguntas deverão se ater ao seu objeto de investigação, podendo o depoente se recusar a responder a quaisquer perguntas que possam incriminá-lo direta ou indiretamente.

De acordo com a defesa, a convocação de Silvinho somente pode se ater a fato certo, que, segundo decisão do ministro Cezar Peluso, nos autos do Mandado de Segurança 25885, é a "utilização das casas de bingo para prática de crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, bem como relação dessas casas e das empresas concessionárias de apostas com o crime organizado".

Fonte: O Globo