Argentina terá primeiro trem-bala da América Latina

O governo argentino abriu nesta segunda-feira uma licitação pública nacional e internacional para desenvolver um serviço de trem de alta velocidade entre as cidades de Buenos Aires, Rosário (310 km da capital) e Córdoba (700 km).

O novo trem será o primeiro da América Latina a circular a mais de 250 km por hora, podendo chegar a 300 km/h. O anúncio do "TGV" argentino foi feito pelo secretário de Transportes, Ricardo Jaime, que prevê o início da obra para o primeiro trimestre de 2007 e sua conclusão em 30 meses. O projeto será dividido em dois trechos, um entre Buenos Aires e Rosário, e outro entre Rosário e Córdoba. O valor estimado da obra não foi informado. "A construção do Trem de Alta Velocidade foi licitada para o corredor urbano-industrial de maior movimento da Argentina", destacou Jaime.

 

Rosário e sua periferia têm 1,2 milhão de habitantes, enquanto a região de Córdoba abriga 1,3 milhão de pessoas, e Buenos Aires tem uma população de 2,7 milhões, que sobe para 12 milhões com a inclusão da periferia. O trecho Buenos Aires-Rosário utilizará trens elétricos de alta velocidade, sobre uma dupla via eletrificada e com tecnologia de ponta, o que permitirá uma velocidade de entre 250 e 300 km/h e exigirá a reconstrução total da linha.

 

O segundo trecho, entre Rosário e Córdoba, será instalado sobre uma linha simples e apresenta duas alternativas: via eletrificada ou tração a diesel, com velocidade máxima prevista para 160 km/h. As autoridades estimam que a obra gerará 5 mil novos postos de trabalho diretos e 20 mil indiretos. A licitação estipula que as empresas devem apresentar projetos para a construção das linhas, eletrificação, sinalização, telecomunicações, material rodante, proteção, segurança, passagens de nível e manutenção, para os dois trechos. O financiamento deve ser de no mínimo 50% do projeto.

 

 

Com agências